It, He e She - Diferença e Qual Usar em Inglês

26 de janeiro de 2017
No Inglês, o pronome it é um pronome neutro de terceira pessoa no singular. Ele é parecido com os pronomes he e she, "ele" e "ela," porém o detalhe é que o pronome it não tem gênero, isso é, não é nem masculino nem feminino. A questão é então: quando usar o it em vez do he ou she?

A resposta é meio complicada, e a realidade contradiz a teoria ensinada em muitos livros e cursos de Inglês. Normalmente, se diz que a palavra it deve ser usada quando se refere a:
  • Objetos
  • Animais
  • Não-pessoas

Isso está errado.

O que acontece realmente é que se usa o he para se referir a homens, o she para se referir a mulheres, e o it para se referir a todo resto. Repito: homens, mulheres, resto. Vejamos exemplos:
  • This is a good chair. I'll buy it.
    Essa é uma boa cadeira. Eu vou comprar ela.
  • This is a good car. I'll buy it.
    Esse é um bom carro. Eu vou comprar ele.

Preste atenção nas frases acima. Veja que no Inglês mudamos apenas uma palavra, mas no Português tivemos que mudar várias. Isso se deve a concordância de gênero no Português. Como "cadeira" é feminino, as palavras essa, uma, boa, ela têm que ser femininas. Como "carro" é masculino, as palavras esse, um, bom, ele têm que ser masculinas.

Esse tipo de gênero não existe no Inglês. Não é assim que se decide quando usar o he, she ou it.

Como Se Usa o It, He e She

Usamos o it quando nos referimos a qualquer coisa ou objeto em geral. Ele pode ser usado com qualquer palavra, literalmente.
  • That's a good idea. It will help us a lot.
    Essa é uma boa ideia. Ela (a ideia) irá nos ajudar muito.
  • Try this cake, it's deliscious!
    Experimente esse bolo, ele (o bolo) é delicioso!
  • That flyingg monster! It killed my parents!
    Aquele monstro voador! Ele (o monstro) matou meus pais!
  • You put something in that trashcan and it disappears forever.
    Você coloca algo naquela lixeira e ele (o algo) desaparece para sempre.

Porém, há um detalhe. Quando nos referimos a pessoas, pessoas têm gênero (sexo). Há mulheres e homens. Coisas, objetos, não têm sexo. Mas pessoas têm.

No Inglês, ao nos referimos a um homem, ou menino, ou pessoa do sexo masculino, usamos o pronome he. Quando nos referimos a mulheres, meninas, pessoas do sexo feminino usamos o pronome she. Com isso:
  • John is a good teacher. He is loved by his students.
    John é um bom professor. Ele é amado por seus estudantes.
  • Mary is a good student. She'll graduate with ease.
    Mary é uma boa estudante. Ela irá graduar com facilidade.

Veja acima que usamos he e she para nos referirmos à John e Mary, um homem e uma mulher. Esse é um exemplo óbvio, já que John é um nome masculino, e Mary é um nome feminino. Porém, há casos onde nos referimos a pessoas através de títulos onde o gênero não está tão óbvio.

Palavras de Gênero Ambíguo

Como palavras não têm gênero no Inglês, quando nos referimos a alguém por uma palavras de vez de seu nome, não ficará claro se estamos falando de um homem ou uma mulher. Isso pode parecer estranho no Português, mas na verdade é algo normal no Inglês. Vejamos um exemplo:
  • The teacher is smart.
    O professor é inteligente
  • The teacher is smart, she must have studied a lot.
    O prof... epa!
    A professora é inteligente, ela deve ter estudado muito.

Acima, o primeiro exemplo é ambíguo em gênero. The teacher pode ser tanto "o professor" quanto "a professora." Só quando usamos o she que sabemos com certeza que o professor é uma mulher.

Robôs e Seres Não-Humanos

E se o professor não for nem homem nem mulher? Em um caso mais extremo e fora da realidade, poderíamos usar o it também.
  • Of course the teacher is smart, it's an alien robot made for teaching humans!
    Claro que o professor é inteligente, ele é um robô alienígena feito para ensinar humanos!

Acima, usamos o it para referenciar um robô. Um robô, sendo um objeto, não possui gênero. Não é homem nem mulher. Entretanto note que robôs podem ter aparência humana. Ele pode parecer ser um homem ou parecer ser uma mulher.

Usar o it desumaniza o robô. Trata ele como um objeto, e não como uma pessoa. Esse conceito de usar o it objetificar seres não-humanos é importante já que explica alguns usos mais confusos dos pronomes. Por exemplo, há quem ache que o robô é uma pessoa também, e merece devido respeito:
  • Don't talk like that, he is a nice robot.
    Não fale desse jeito, ele é um bom robô.

Animais

Um caso mais real é o uso de pronomes com animais.

Quando falamos de um animal qualquer, usamos it, já que é um animal qualquer mesmo. Mas quando falamos de um animal conhecido, como nosso animal de estimação, o uso de um pronome não-neutro demonstra humanização do animal e afeto. Isso é, usar he ou she para seu animal de estimação é como tratá-lo como gente.
  • Your dog is crazy! It bit me!
    Seu cachorro está louco! Ele me mordeu!
  • My dog would never do that. She's docile.
    Meu cachorro nunca faria isso. Ela é dócil.

Veículos

Finalmente, mais um último exemplo que eu acho que pode pegar você de surpresa, é o de carros, barcos, navios e outros veículos.

Veículos são, obviamente, coisas sem gênero. Objetos. Nem macho nem fêmea. Porém, é comum para donos de barcos e de navios chamarem esse veículos de "ela." Mais uma vez, é um jeito de humanizar o objeto, como se fosse um barco de estimação, por exemplo.
  • This is your ship?! It looks like garbage.
    Esse é seu navio?! Ele parece ser lixo.
  • She doesn't look as good as she used to, but she's been my companion on these seven seas for decades.
    Ela não parece tão bem quanto ela era antes, mas ela foi minha companheira nesses sete mares por décadas.

Aulas de Inglês

Nenhum comentário:

Postar um comentário

'